Em pronunciamento nesta terça-feira (28/06), em Plenário, o senador Alvaro Dias defendeu o fim do chamado “orçamento secreto”, como são conhecidas as emendas do relator-geral do Orçamento (RP-9). De acordo com o Líder do Podemos, o “orçamento secreto” envolve cerca de R$ 16 bilhões destinados a ações escolhidas por parlamentares, sem qualquer critério que dê transparência e garanta a igualdade na distribuição dos recursos. Para Alvaro Dias, esta modalidade de destinação de recursos pode configurar uma troca de favores entre os beneficiários das emendas e o governo federal.

Alvaro Dias, no seu pronunciamento, manifestou seu apoio a uma proposta do senador Oriovisto Guimarães, de acabar com as emendas de relator já na discussão da Lei de Diretrizes Orçamentárias.

Para o Líder do Podemos, o orçamento secreto é uma espécie de esqueleto no armário do Congresso, que precisa ser retirado.

“Isso é um desgaste desnecessário. É aplicação indevida de recursos públicos sim, porque não há uma relação custo-benefício da aplicação realizada dos recursos públicos, porque há falta de transparência absoluta. E nós devemos isso à sociedade. Ou acabamos com a RP 9, ou então adotamos essa proposta, que é um sistema de igualdade entre todos os Senadores. Aí nós acabaremos com essa ausência de transparência e daremos maior segurança na aplicação correta dos recursos públicos”, afirmou o senador Alvaro Dias.

Assista o que falou o senador Alvaro Dias, ontem na sessão: