O senador Alvaro Dias participou nesta sexta-feira (08/07) da 377a reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), e recebeu dos membros da entidade uma carta de reivindicações. A Amuvi solicitou o compromisso do senador em diversas ações que contemplem a região, nas áreas de rodovias, recape e pavimentação, segurança, educação e transporte escolar, saúde, saneamento básico, industrialização e turismo.

Na carta apresentada ao senador, há reivindicações de todos os municípios da Amuvi. O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, pediu para constar no documento a conclusão do asfalto na PR 352 (Rodovia Irineu Sachelli), uma via alternativa que liga Apucarana, através do Distrito de Correia de Freitas, a Londrina. “A via tem cerca de 35 quilômetros de extensão, mas somente 18 quilômetros são pavimentados, restando ainda 17 quilômetros”, detalha Junior da Femac.

Outra reivindicação apresentada na carta é a estadualização da estrada Apucarana/Rio Bom. “A via tem um trânsito regional, com grande fluxo diário de trabalhadores, sendo muito importante para o desenvolvimento socioeconômico de Apucarana, Rio Bom e da região”, pontua Junior da Femac.

Durante a reunião, Junior da Femac também destacou projetos do senador e ações de Alvaro Dias enquanto Governador de Estado. Ao abordar a situação atual do País, Junior da Femac falou sobre ssobre medidas recentes do Governo Federal que vão acarretar perdas de recursos para os Municípios, impactando especialmente a cota-parte de ICMS das prefeituras.

O senador Alvaro Dias lembrou que a redução do ICMS afeta combustíveis, energia elétrica, transportes coletivos e comunicações. “A redução foi para beneficiar o consumidor, no entanto é um benefício pequeno e transitório, pois não é uma medida definitiva. Nós precisamos trabalhar com medidas a longo prazo, como por exemplo defender refinarias brasileiras, sem precisar refinar o petróleo fora”, argumentou o senador.