Modificar a tributação imposta ao povo brasileiro é uma das pautas do senador e candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos), objetivo este considerado essencial por ele e que pode ser alcançado através de uma reforma tributária. Para ele, o molde atual está defasado e torna a competição com outros países desigual.
“Nós estamos com esse modelo tributário atrasado, incompatível com modelos da Europa, Estados Unidos e Ásia. Nossos exportadores estabelecem uma competição desigual pelo sistema tributário. Com uma reforma simplificadora e modernizadora, a roda da economia vai girar com mais força e os governos arrecadarão mais, por consequência de um crescimento econômico superior”, defendeu durante sua passagem na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG).
Para Alvaro Dias, é necessário que admitir que há uma necessidade de revisão do modelo instalado hoje no país e “é preciso ter uma visão de futuro e aceitar a reforma tributária”.
O senador há anos vem trabalhando para que o projeto saia do papel, cobrando inclusive representantes do Governo Federal. Em 2021, Dias se pronunciou no Senado sobre o tema questionando “por que o Poder Executivo não encaminha seu projeto de reforma tributária ao Congresso Nacional? Por que o Poder Executivo coloca dificuldades para a aprovação de uma reforma tributária? Nós sabemos que é difícil a convergência, é difícil o consenso, mas há que se deliberar sobre a mudança do sistema tributário brasileiro, que está ultrapassado e é um impedimento ao crescimento econômico”.