Tendo conhecimento do potencial do agro no Paraná, o senador e candidato à reeleição Alvaro Dias é responsável por duas propostas que beneficiam os produtores rurais de todo o país. O primeiro permite o alongamento de 20 anos das dívidas aos fazendeiros, garantindo assim a continuidade da produção. O projeto, aprovado pela Comissão de Agricultura (CRA) em junho deste ano, também busca ofertar mais condições aos trabalhadores do campo.
A ideia da proposta surgiu quando o senador visitava o interior do Paraná e constatou que os pequenos produtores eram prejudicados pela estiagem, o que acabou gerando endividamentos. O projeto ainda está em tramitação.
A segunda proposta permite que agricultores tenham acesso às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). O texto final do projeto foi aprovado em agosto pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania e altera a lei 5.851/1972 ao incluir entre os recursos da Embrapa os oriundos do licenciamento para exploração comercial de tecnologias, dos produtos, dos serviços e dos direitos de uso de marca.
“O projeto visa ofertar à agricultura brasileira um mecanismo robusto de incremento da concorrência no mercado de insumos agropecuários no Brasil, bem como fomentar o desenvolvimento e distribuição de tecnologias destinadas às pequenas culturas, que nem sempre são de interesse das grandes empresas atuantes no mercado”, afirmou o senador sobre a proposta.