Mais de 60% das rodovias do Brasil têm problemas de sinalização, pavimentação e geometria, e o percentual de estradas com problemas subiu de 62,7% em 2012 para 63,8% este ano. Para melhorar o cenário das estradas e combater este que é um dos principais gargalos da infraestrutura brasileira, seriam necessários investimentos de, no mínimo, R$ 355,2 bilhões. Os dados foram retirados da Pesquisa CNT de Rodovias 2013, divulgada recentemente pela Confederação Nacional do Transporte. Os técnicos da entidade percorreram um total de 96.714 km de rodovias no País, o equivalente a toda a malha federal pavimentada e às principais rodovias estaduais. Em relação ao pavimento, foi avaliado se as vias atendem a atributos como capacidade de suportar efeitos do mau tempo e estrutura forte para resistir ao desgaste e permitir o escoamento das águas (drenagem). Resultado: 46,9% do total avaliado apresenta deficiência. Sobre a sinalização, essencial para garantir a segurança dos usuários das vias, a pesquisa indica 67,3% da extensão pesquisa apresenta problemas. O resultado, segundo a CNT, é preocupante porque os sinais de trânsito têm a finalidade essencial de transmitir aos motoristas informações e instruções para garantir a movimentação correta e segura dos veículos. Os dados sobre geometria das vias também preocupam – 77,9% não está em padrões satisfatórios. Como lembra a CNT, as características geométricas da via afetam a habilidade do motorista em manter o controle do veículo e identificar situações e características perigosas. Veja aqui o estudo na íntegra.