A safra de soja 2013/14 do Estado do Paraná, segundo maior produtor da oleaginosa do país, deve bater todos os recordes. De acordo com estimativas do Departamento de Economia Rural da Secretaria Estadual de Agricultura, a produção paranaense de soja deve atingir o total de 16,48 milhões de toneladas, o que colabora para que o Brasil possa obter uma colheita ainda mais abundante que a do ano passado.
A previsão de safra do Estado do Paraná foi mantida pelo Deral na comparação com a estimativa do mês passado, por conta de boas condições climáticas registradas. Segundo o Departamento, a produção deve crescer 4% ante o ano anterior, seguindo um aumento semelhante na área plantada. O Paraná, junto com o Mato Grosso (maior produtor nacional) respondem por mais de 40% da safra brasileira de soja. Nas lavouras mato-grossenses, o tempo também tem colaborado para o registro de boas produtividades.
Segundo informações do Departamento de Economia Rural, as lavouras de soja do Paraná sofreram algum estresse climático durante o desenvolvimento da safra, nas primeiras semanas de dezembro, mas as chuvas retornaram e favoreceram os cultivos.
A colheita da soja está em fase inicial no Estado, tendo atingido 4% da área semeada de 4,9 milhões de hectares, num ritmo em linha com a média das últimas três safras.
Na safra anterior (2012/13), o Estado cultivou 4,7 milhões de hectares e produziu 15,83 milhões de toneladas de soja, a melhor marca da história até 13/14.
(Postado por Eduardo Mota – Assessoria de Imprensa)