A Agência Senado confirma que a sessão especial do Senado Federal, requerida pelo senador Alvaro Dias (PSDB-PR) e aprovada na semana passada, para lembrar os 30 anos da campanha Diretas Já, ocorrerá no dia 24 (segunda-feira). No requerimento para realização da sessão, o senador Alvaro Dias lembra que o comício considerado o primeiro grande evento da campanha ocorreu no dia 12 de janeiro de 1984, em Curitiba (PR).
Naquele ano, como lembra Alvaro Dias, o país, ainda sob regime militar, viveu uma série de manifestações populares pedia eleições diretas para a escolha do novo presidente, sucessor de João Figueiredo. Os comícios contavam com a participação de atletas, artistas, comunicadores e políticos opositores ao regime militar – entre eles, os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. Apesar de vários protestos, a eleição terminou ocorrendo de forma indireta, com a vitória de Tancredo Neves (1910-1985), que derrotou Paulo Maluf.
“Convocado por Ulysses Guimarães, fui o responsável pela organização desse comício que deu a largada para a mais fascinante mobilização popular da nossa história. É um momento da história política do país que não pode ser esquecido”, afirma o senador Alvaro Dias em seu requerimento.