A saúde é o principal problema do Brasil, de acordo com a última pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope. O item foi assinalado por 58% dos entrevistados.
A segurança pública e a violência aparecem em segundo lugar, citadas por 39%. Em seguida são listadas as drogas (33%), a educação (31%) e a corrupção (27%). A educação e a corrupção aparecem com mais força entre os entrevistados com maior grau de escolaridade, já a preocupação com a geração de emprego é mais significativa entre os entrevistados com menor grau de escolaridade.
Segundo a pesquisa, quase metade da população brasileira (49%) diz que melhorar os serviços de saúde deve ser prioridade para o governo federal em 2014, ano de eleição do novo presidente da República. Em seguida, aparece o combate à violência e à criminalidade e a melhora da qualidade da educação.
O levantamento foi realizado entre 23 de novembro a 2 de dezembro de 2013, sendo que foram conduzidas 15.414 entrevistas em 727 municípios.