Análise do Instituto Teotônio Vilela, divulgada nesta segunda-feira, revela que a Petrobras, em nova campanha publicitária, acaba por admitir que a propalada autossuficiência brasileira na produção de petróleo nunca existiu. Como explica o ITV, os informes publicitários da estatal, que tentam convencer a população das virtudes da atual gestão da empresa, e traça seus planos para os próximos anos: “A Petrobras estima que em 2015 o Brasil alcançará a autossuficiência volumétrica, quando a produção de petróleo no país (Petrobras + terceiros) ultrapassar o consumo doméstico de derivados”, diz a propaganda da Petrobras. Ou seja, como conclui o ITV, a alegada autossuficiência, reiterada por Lula em 2006, não passou de uma farsa.
“Era março de 2006, véspera da campanha eleitoral que resultaria na reeleição de Luiz Inácio Lula da Silva, quando a Petrobras lançou campanha de R$ 37 milhões para divulgar a conquista da autossuficiência, a cargo das agências Duda Mendonça Propaganda, F/Nazca S&S e Quê Comunicação, conforme informou à época o M&M Online. Todos se lembram do alarde feito então pelo governo petista, ressuscitando imagens de inspiração varguista, com praticamente todo o governo vestindo os macacões alaranjados que caracterizam o dia a dia dos trabalhadores da Petrobras. A própria empresa, em seu relatório anual relativo a 2006, também mencionou três vezes a conquista da autossuficiência naquele exercício. Com esta nova propaganda da Petrobras, confirma-se, agora, que tudo não passou de farsa”, diz a análise do ITV.
Leia mais no site do ITV.