No atual estágio de “picaretagem” política, que tanta indignação causa no povo brasileiro, a fotografia do governo Dilma é a de uma administração claudicante, ineficiente, onde ministros são escolhidos não por sua competência ou eficiência, mas em função da barganha, do balcão de negócio promíscuo criado sob o manto da governabilidade. A afirmação foi feita pelo senador Alvaro Dias, que em aparte a discurso de Cristovam Buarque, condenou o atual modelo de governo que se popularizou no País, tanto na administração federal como em administrações estaduais e municipais.

Alvaro Dias salientou que as últimas pesquisas de opinião revelaram a condenação, por parte da população, pela forma com que o governo vem conduzindo as áreas essenciais da administração pública. Setores como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, impostos e outros são, segundo o senador, mal avaliados pelos brasileiros, e são indicadores da atual baixa qualidade atual na gestão pública.

“A gestão é temerária em todas as áreas deste governo, basta ver as pesquisas. E em um governo aparelhado, onde impera o balcão de negócios, é evidente que a qualidade administrativa é puxada para baixo. Os políticos que aderem ao governo preferem viver à sombra do que está ocorrendo, se portando como avestruzes que enterram a cabeça para não ver o que se passa ao redor. Esta é a fotografia de um governo sem ética e que deixa indignado e até mesmo enojado o povo brasileiro”, disse o senador Alvaro Dias.