No ano anterior ao das eleições, o governo federal gastou R$ 2,3 bilhões para veicular propaganda nos veículos de imprensa. O valor de 2013 é o maior já registrado desde 2000. Em relação ao ano de 2012, o gasto do governo federal com propaganda aumentou 7,4%, acima da inflação oficial do período. De 2012 para 2013 os gastos totais do governo com pessoal, custeio e investimento subiram 7,2%, já descontada a inflação do período.
Os R$ 2,3 bilhões gastos colocam o governo federal na quarta colocação do ranking dos maiores anunciantes brasileiros em 2013. Quando se observa o tipo de veículo preferido pelo governo, a TV ganha com 65% do total. Os meios rádio, jornal, revista e internet ficaram com 7,6%, 7%, 6,3% 6% do bolo, respectivamente. Os anúncios estatais na web tiveram em 2013 aumento de 22% em relação a 2012.
Nos dois primeiros meses deste ano eleitoral, R$ 30,2 milhões a mais foram gastos com publicidade governamental, se comparado com o primeiro bimestre de 2013.