No discurso desta quarta-feira (18/06), o senador Alvaro Dias voltou a fazer um apelo para que o governo Federal agilize os procedimentos para ajudar as cidades do Paraná que foram destruídas com as últimas chuvas. “A presidente Dilma sobrevoou áreas atingidas e prometeu liberar mais recursos. Até agora foram quase R$ 3,9 milhões. A esperança é de que realmente o governo Federal possa, enfim, ser eficiente na liberação de recursos e ações para o Paraná. Como estamos em ano eleitoral, talvez isso possa ser um estímulo à eficiência, é o que desejamos, manifestando nossa solidariedade a todo o povo do Paraná”, disse.
Segundo dados oficiais reproduzidos pelo senador em plenário, até agora, 777.344 pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado. Destas, 41.837 foram desalojadas e 5.918 ficaram desabrigadas. O Estado decretou situação de emergência em 147 municípios. Só em União da Vitória, 52.616 pessoas foram atingidas e 12.152 pessoas desalojadas permanecem fora de casa. Um prejuízo de R$ 100 milhões no município, de acordo com a Defesa Civil.
Alvaro Dias disse ainda que o governo do Paraná, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, da Defesa Civil e do Provopar, enviaram roupas e alimentos para as famílias de municípios atingidos por enchentes e destruição.
“Em todo o Estado há postos de coleta de doações, que também podem ser entregues em todos os órgãos públicos estaduais, batalhões e delegacias de polícia, além das prefeituras. Há necessidade de colchões, cobertores, roupas de cama, fraldas, água, materiais de higiene e limpeza, roupas, cestas básicas, entre outros”, finalizou o senador.
Foto: Arnaldo Alves / ANPr