De acordo com reportagem do jornal “Estado de S.Paulo”, as contas do Tesouro Nacional tiveram uma ajuda incomum para reduzir o rombo contábil do mês de maio. Segundo o “Estadão”, às vésperas do anúncio oficial do resultado fiscal da União pelo Tesouro, o Banco Central (BC) encontrou uma conta de 4 bilhões de reais de um banco privado que não estava até então em seu radar. O Ministério da Fazenda não explicou a origem desses recursos, mas o BC informou que o dinheiro representava um crédito a favor da União registrado em uma conta paralela. Os 4 bilhões de reais estavam registrados em uma conta fora do rol daquelas verificadas pelo BC para calcular o resultado fiscal. A operação, confirmada pelo BC, ajudou o Tesouro a reduzir o déficit primário das contas públicas de maio. O governo divulgaria um rombo de 15 bilhões de reais, mas acabou por anunciar um buraco de R$ 11,05 bilhões. Mesmo assim, esse desempenho foi o pior da história para meses de maio.
Para o senador Alvaro Dias, a manobra é mais uma da contabilidade criativa introduzida pelo governo do PT para maquiar as contas da União e iludir a opinião pública. O senador destaca que o governo aposta na mágica contábil e na utilização criativa dos números para convencer a população de que tudo está bem na economia, mas já se utilizou tanto desta estratégia que, a esta altura, não engana mais os brasileiros. Alvaro Dias disse duvidar que o mais novo estratagema do governo irá surtir efeito para lhe trazer benefícios.
“Este governo se especializou na contabilidade criativa, na mágica contábil, mas acredito que as mentiras que o governo Dilma tenta emplacar não apenas agora mas também na campanha não vão colar, pois o povo brasileiro já está escolado com as promessas eleitoreiras e a manipulação dos números para tentar iludir. O eleitor terá que ter o cuidado, durante esta campanha, para distinguir a versão do fato e esclarecer o que é verdade e o que é falso. Certamente será uma preocupação não só de quem é formador de opinião, mas de todos os eleitores. Mas as mentirão virão a tona, pois a contabilidade popular é muito mais eficiente do que a dos governos. As estatísticas das donas de casa brasileiras se aproximam mais da realidade do que a manipulação dos números pelo governo petista”, disse o senador Alvaro Dias.