O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) reuniu-se com o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, e entregou a ele uma cópia do PLS 221/2014, de autoria do senador Alvaro Dias, que propõe mecanismos de fiscalização e controle para a Confederação Brasileira de Futebol e as federações estaduais. O projeto será relatado pelo senador Randolfe Rodrigues na Comissão de Educação do Senado.
“A CBF não pode continuar como está. Para que o Brasil continue sendo o país do futebol, precisamos modernizar e estabelecer algum tipo de fiscalização para a CBF. Além de investigar todas as denúncias que pesam sobre essa entidade”, declarou Randolfe.
Ao entregar uma cópia do projeto de Alvaro Dias ao ministro, Randolfe pediu que o Ministério dos Esportes (ME) analisasse a proposta e envie sugestões que aperfeiçoem a ideia inicial do projeto. Para o ministro, a proposta dialoga com as mudanças que a pasta pretende estabelecer para as entidades que gerenciam o futebol brasileiro.
O PLS 221/2014, de autoria do senador Alvaro Dias, propõe instrumentos de fiscalização e controle sobre as entidades responsáveis pelo futebol no país, propondo que o Tribunal de Contas da União analise as contas e contratos dessas federações,
Em seu relatório, Randolfe mantém a diretriz traçada na proposição de Alvaro Dias, que propõe “total transparência e publicidade nos atos das federações de futebol, bem como da entidade nacional de administração do desporto, através da publicação na rede mundial de computadores de todos os contratos por elas firmados. Da mesma forma, determina que as contas da entidade nacional de administração do desporto e das federações de futebol devem ser submetidas à análise do Tribunal de Contas da respectiva jurisdição”.