Com a aprovação da população cada vez mais baixa, o governo federal já gastou R$ 276,2 milhões com publicidade em 2015. O cálculo foi feito pelo site Contas Abertas. Segundo o Contas Abertas, desde o ano passado, a Presidência da República ocupa o topo desse tipo de despesa na administração federal. No primeiro ano do segundo mandato da presidente Dilma, os desembolsos em campanhas chegaram a R$ 75,2 milhões. A maior parcela dos gastos da Presidência foi destinada à publicidade institucional, que tem como meta a divulgação de informações sobre atos, obras e programas governamentais.

Pelas informações do site Contas Abertas, essa categoria da despesa somou R$ 70,3 milhões da verba utilizada pela Presidência. Já a publicidade de utilidade pública, que tem objetivo de informar e orientar a população para adotar comportamentos que tragam benefícios reais na melhoria da qualidade de vida, recebeu R$ 4,5 milhões dos cofres da Presidência. Outros R$ 400,8 mil foram destinados à publicidade legal. Os gastos do órgão superaram pastas com propostas importantes no setor, como o Ministério da Saúde, responsável por campanhas que promovem informação ao cidadão sobre os direitos de acesso aos serviços de saúde. O Ministério da Educação ocupou o terceiro lugar no ranking, com desembolsos de R$ 24,8 milhões neste ano. A Pasta realiza campanhas para a realização do Enem, por exemplo. redução de acidentes de trânsito.