A informação divulgada recentemente pelo jornalista Ricardo Boechat, na Rádio Bandeirantes, de que somente neste ano, os presidentes das duas casas do Congresso e os ministros de Estado utilizaram aviões da FAB 2.206 vezes para seus deslocamentos, motivou duas providências imediatas do senador Alvaro Dias. A primeira delas foi a apresentação de um requerimento direcionado ao ministro da Defesa, Aldo Rebelo, para que preste informações sobre o quantitativo de voos realizados pelas aeronaves do Comando da Aeronáutica, para transporte das autoridades, e a estimativa do custo desses voos. O requerimento será votado pela Mesa Diretora do Senado.

Uma segunda providência adotada pelo senador Alvaro Dias foi o envio de solicitação, com base na Lei de Acesso à Informação, para que o ministro Aldo Rebelo esclareça quantos voos foram realizados pelas aeronaves da FAB, que envolveram o transporte dos presidentes da Câmara e do Senado e de ministros de Estado, e quanto foi gasto com esses deslocamentos. Para Alvaro Dias, a informação divulgada pelo jornalista Ricardo Boechat revela que a prática de permissão para viagens de autoridades não possui qualquer compatibilidade com o discurso de austeridade propalado pelo governo Dilma, além de mostrar o completo insucesso de medidas recentes anunciadas pelo Poder Executivo para reduzir esse abuso.

“Impõe-se que o Senado Federal, em seu papel fiscalizador, tenha acesso aos dados completos sobre essa despesa, não apenas no que toca ao número de viagens como aos gastos efetuados pela FAB para esse transporte. Esses recursos, oriundos do esforço do contribuinte, poderiam estar sendo destinados a outras atividades da nossa Aeronáutica”, afirma o senador Alvaro Dias, na justificativa dos pedidos de informações que apresentou.