Os senadores da Comissão de Educação aprovaram o parecer de Alvaro Dias favorável a dar ao município paranaense de Castro o título de Capital Nacional do Leite. O projeto é de autoria do deputado Osmar Serraglio, e já foi aprovado na Câmara. Durante a sessão da Comissão, Alvaro Dias destacou que a cidade de Castro tem origens que remontam ao caminho que os tropeiros faziam, no século XVIII, entre Viamão (RS) e Sorocaba (SP). Em meados do século XIX, Castro começou a receber imigrantes alemães e poloneses, e posteriormente holandeses e japoneses, no século XX.
O senador Alvaro Dias explicou que em meio à expressiva produção agropecuária do município, a produção de leite se destaca, com forte influência das tradições pecuárias holandesas.
“A produtividade e a qualidade do leite produzido no município de Castro situam-se no patamar mais elevado do País, juntamente com a de outros municípios da mesorregião centro-oriental paranaense. Seja para reconhecer a relevante produção leiteira do município e de sua mesorregião; seja para estimular, com seu exemplo, o aumento da produtividade do leite no País; seja, ainda, para acrescentar mais um atrativo ao potencial turístico da cidade e do Município de Castro, avaliamos este projeto como altamente meritório”, afirmou o senador.