Foi lançado nesta sexta-feira (01/07), no Paraná, o edital de contratação integrada dos projetos e da construção da ponte para ligar os municípios de Guaratuba e Matinhos, no litoral do Estado. Atualmente a travessia é feita por ferry-boat, que coleciona problemas por não conseguir atender à demanda de veículos. O projeto para a construção desta ponte foi lançado há 32 anos, pelo então governador Alvaro Dias.
No último ano de seu mandato, em 1990, Alvaro Dias enviou à Assembleia Legislativa do Paraná um anteprojeto de lei para a viabilização legal da construção da ponte. O então governador inclusive apresentou uma maquete no plenário da Câmara Municipal de Guaratuba. O anteprojeto apresentado por Alvaro Dias atendia o que estava previso no artigo 36 da Constituição do Estado do Paraná, que foi promulgada no dia 5 de outubro. O artigo 36 veio a assegurar na legislação estadual a possibilidade da construção de uma ponte sobre a Baía de Guaratuba, por meio de concessão pública.
No dia que apresentou o projeto da construção da ponte de Guaratuba, Alvaro Dias salientou que seria realizada uma parceria público-privada para a realização das obras. Segundo afirmou na época o então governador, o contrato de construção da ponte se daria sem qualquer ônus para o estado, e a empresa contratada pelo governo durante 15 anos cobraria o pedágio com tarifa equivalente à do ferry-boat. Depois desses 15 anos a ponte estaria liberada para a população transitar, sem cobrança de pedágio.
“Estamos nos esforçando para atender todo o contingente de população que chega ao litoral, e seguramente a ponte oferecerá tranquilidade absoluta em relação ao transporte naquela área. A iniciativa privada assume uma obra importante para o litoral do Paraná e investirá de forma inteligente”, disse na época o governador Alvaro Dias, em entrevista.
Em seus últimos meses de governo, Alvaro Dias sancionou a Lei 9.555, que estabelecia normas legais para a construção da ponte e possibilitava o início da obra. Este era o último obstáculo na legislação que o governador retirava para permitir o empreendimento, ação que possibilitou que os próximos governos pudessem iniciar efetivamente a construção. Entretanto, os governadores que se sucederam a Alvaro Dias acabaram engavetando o projeto e a ponte passou 32 anos sem sair do papel.
A travessia entre Matinhos e Guaratuba movimenta entre 70 mil e 100 mil veículos por mês. Na temporada de verão, o número salta para 200 mil. Na época em que Alvaro Dias deu o pontapé inicial para a construção da ponte, já havia forte reivindicação dos municípios do litoral paranaense para que a obra fosse realizada. Além de melhorar o transporte, a ponte tem como objetivo afastar veículos de cargas pesadas dos municípios e estimular o turismo no litoral.