A secretária de Fazenda do Estado do Paraná, Jozélia Nogueira, esteve, nesta quarta-feira (18/12), no gabinete do senador Alvaro Dias (PSDB/PR) para pedir empenho na aprovação de dois novos empréstimos para o Paraná. “O senador Alvaro Dias defende o Estado do Paraná, e consideramos de fundamental importância obter o apoio dele. Por isso viemos ao gabinete detalhar os empréstimos e mostrar como o dinheiro será utilizado”, disse a secretária, que estava acompanhada da coordenadora de projetos da secretaria de Planejamento do Paraná, Rosane Gonçalves.

Os dois novos empréstimos, que se referem a financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), são para os programas Profisco – aperfeiçoamento da execução dos programas de gestão tributária e financeira do governo estadual – no valor de R$ 19 milhões; e Família Paranaense – articulação de políticas públicas de várias áreas do governo estadual e dos municípios para a melhoria de vida das famílias em condição de extrema pobreza – no valor de R$ 131 milhões.

Segundo Alvaro Dias, que analisou as planilhas dos programas, as taxas são favoráveis e há uma boa relação custo-benefício: “Nós vamos agilizar a votação, levando em conta essa relação. Será bom para o Estado do Paraná”, disse.

O senador defendeu ainda uma redefinição do pacto federativo para que os estados, hoje na maioria endividados, se restabeleçam financeiramente. “A crise está atingindo praticamente todos os estados da federação, por isso estamos mudando o indexador das dívidas. O grande problema é que a União concentra recursos em demasia, dificultando a vida de estados e municípios. Por isso, precisamos redefinir com urgência o sistema federativo”.

Foto: Luiz Wolff