Em café da manhã com jornalistas, a presidente Dilma Rousseff requentou a promessa de que o seu governo empreenderá a construção do terceiro aeroporto da cidade de São Paulo. Aos jornalistas, Dilma afirmou que o terceiro aeroporto vai sair, “mas ainda não está claro quando. Vai ser rápido, mas não sei a data”. O projeto inicial para construção do terceiro aeroporto de São Paulo previa que ele fosse construído no município de Caieiras, a cerca de 25 quilômetros da capital, mas os empresários do setor reclamam que o governo federal seguidamente vem adiando o início da empreitada.

O discurso de Dilma sobre o terceiro aeroporto nada mais é do que a renovação da promessa feita inicialmente pelo então presidente Lula, como uma das medidas emergenciais anunciadas três dias depois do acidente, em 20 de julho de 2007, com o avião da TAM, que deixou 199 mortos. Na época, Dilma, como chefe da Casa Civil, havia afirmado que o governo executaria a construção do terceiro aeroporto em poucos meses, como forma de dar uma resposta ao “apagão aéreo” que tomou conta do sistema aeroportuário em todo o País.

Passado o ano de 2007, o governo deixou de lado a ideia do terceiro aeroporto, que foi retomada, entretanto, no início da campanha presidencial de 2010. Em plena campanha de Dilma, o presidente Lula convocou, em junho de 2010, uma reunião com ministros e assessores da área econômica para discutir o decreto com os termos da concessão do novo aeroporto de São Paulo, que seria repassado à iniciativa privada. Naquela época, declarações de membros do governo davam conta de que a medida estaria sendo desengavetada porque o governo havia colhido novas informações sobre a situação da demanda no setor, e havia a expectativa de aumento do movimento de passageiros por conta da escolha do Brasil para sediar a Copa do Mundo 2014 e a Olimpíada de 2016. Passada a campanha e com a vitória de Dilma, a ideia foi novamente esquecida, apesar de o próprio governo possuir estudos afirmando que a maioria dos aeroportos das grandes cidades estaria caminhando para uma situação de colapso, principalmente São Paulo, que possui dos dois aeroportos mais movimentados do País.

Não é surpresa, portanto, que a proximidade da campanha eleitoral de 2014 traga de volta à pauta a promessa da construção do terceiro aeroporto de São Paulo.