Em outro trecho do pronunciamento, o senador Alvaro Dias (PSDB/PR) apontou as contradições do discurso da presidente Dilma Roussef no fim do ano passado. O senador enumerou os pontos destacados pela presidente e os confrontou com dados divulgados por órgãos oficiais, pela imprensa e também com a realidade exposta pelos cidadãos. “A presidente afirmou, por exemplo, que as dificuldades que o País enfrenta aqui dentro e lá fora não foram capazes de interromper o ciclo positivo que tem garantido que a vida dos brasileiros melhore a cada ano. Mas como se o próprio Banco Central reduziu a projeção de crescimento da economia do Brasil  se o nosso País terá o quarto ano seguido de crescimento abaixo da América Latina, segundo o Cepal; se as pessoas que vão ao supermercado estão gastando muito mais. Se a inflação do tomate chegou a 60% no ano passado. Se 63,75% afirmam que o Brasil piorou?”, questionou o senador.

Outra “boa notícia” alardeada pela presidente que foi desconstruída pelo senador: a de que o Brasil tem uma das menores taxas de desemprego do mundo. ”Apesar de o governo dourar a pílula, a realidade é outra. Sessenta e um milhões de brasileiros, que poderiam se constituir em força de trabalho ativa, estão desocupados e não procuram emprego e, por isso, não constam das estatísticas de desemprego. Esses números é que atestam a realidade, e não aqueles que o governo divulga”, ponderou.

A propaganda positiva do governo de que controla gastos, combate a corrupção, faz bons negócios e reduz impostos foi outra propaganda enganosa apontada por Alvaro Dias com um exemplo recente: o aumento para 6,38% de IOF nos pagamentos com cartão de débito no exterior. “O Brasil cobra muito e devolve pouco. É o último na lista de índice de retorno nos impostos à sociedade entre 30 países. Sobre o ‘bom negócio do pré-sal’ reafirmo que se tratou da maior privataria da história. Para onde foi o dinheiro desse leilão? O bônus de R$16 bilhões não foi para a educação, não foi para a saúde. O dinheiro que seria usado para fazer creches, escolas e para a saúde era, na verdade, para cumprir a meta fiscal”.

O senador revelou ainda o contraste entre os gastos excessivos com a Copa do Mundo e a necessidade de mais investimento em educação; a luta dos produtores pela melhoria na infraestrutura do País; o caos na saúde e as reiteradas mentiras da presidente sobre novas construções e sobre o êxito do Minha Casa, Minha Vida, programa que tem sido questionado por causa dos inúmeros problemas nas construções: “Evidentemente que é um programa importante, um programa que nós defendemos, é um programa que queremos que seja mantido e seja aprimorado, mas é preciso fazer mostrar os problemas. Enfim, o que se vê na TV não é o que se vê no dia a dia do povo brasileiro nas mais longínquas localidades deste País. O governo tem sido infeliz. Vem fracassando em quase todas as áreas da administração federal.  No ano de eleição, teremos um debate nacional que, espero, possa escrever a verdade histórica em relação à melhoria da qualidade de vida do povo brasileiro nas últimas décadas, ascensão social, desenvolvimento econômico”, disse Alvaro Dias.