O senador Alvaro Dias recebeu, nesta terça-feira (13/05), a visita de graduandos e mestrandos de agronomia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), de Guarapuava. Os estudantes estiveram em cidades do Estado de Goiás para conhecer técnicas diferentes de produção de grãos e depois vieram a Brasília para ver como funcionam os poderes públicos federais. “Viemos visitar o senador Alvaro Dias porque, além de ele demonstrar uma grande preocupação com os produtores e  com o setor agropecuário, nós temos uma grande gratidão por tudo o que ele tem feito pelo Paraná. Como governador, ele construiu uma trajetória  com obras,microbacias, estradas e progresso”, disse o coordenador do grupo, professor Itacir Eloi Sandini, que também lembrou o fato de o então governador Alvaro Dias ter criado universidades como Unicentro e Unioeste e ter  decretado a gratuidade nas universidades estaduais em 1987 (Nessa época 12% da receita do Estado foram investidas nas universidades). “Essas universidades são um poderoso instrumento de desenvolvimento da região. Hoje no curso de agronomia da Unicentro, os formandos só não trabalham se não quiserem”, acrescentou o professor Itacir.

Alvaro Dias disse aos alunos o quanto é importante eles conhecerem a realidade das instituições públicas, assim como é fundamental para o político “colocar o pé na realidade para ver o que se passa pelo Brasil”. O senador também destacou que o Paraná é um Estado agrícola, com uma produção forte e cooperativas eficientes que ”competem com qualquer país do mundo”.

O senador falou aos graduandos o quanto  é fundamental para os governantes ter uma visão de futuro: “Quando criamos a Faculdade de Medicina de Maringá, houve resistência dos médicos que temiam a banalização da profissão, mas hoje há, só nesta Faculdade de Maringá, a demanda é de 300 candidatos por vaga. E o Brasil está importando médicos. Por isso, precisamos olhar para frente, para o futuro”, disse Alvaro Dias aos graduandos.

Foto: Luiz Wolff