O Tribunal de Contas da União encontrou várias irregularidades em programas do governo como o Minha Casa, Minha Vida; as concessões nas áreas de energia e transportes; e a instalação de UPAs.
Segundo o TCU – que realizou 23 auditorias – “há falhas que afetam diversos segmentos e com reflexos negativos sobre o desempenho e a qualidade da infraestrutura”. No relatório, divulgado pelo jornal O Estado de S.Paulo, o TCU destaca, em relação às concessões, problemas como falta de padrão para medir a qualidade das execuções e o desempenho das empresas contratadas.
Serviços de baixa qualidade, projetos mal feitos e deficiências de planejamento também foram destacados pelo TCU ao se referir ao programa Minha Casa Minha Vida e a obras portuárias. Outro exemplo de ineficiência são as unidades de pronto atendimento (UPAs 24h), ligadas ao Ministério da Saúde.
Entre janeiro e agosto de 2013, segundo o TCU, o governo havia repassado cerca de R$ 2 bilhões para construção, reforma e ampliação de 1.027 UPAs. Ao fiscalizar a situação das UPAs em 11 localidades, os auditores encontraram problemas básicos como rachaduras e fissuras nas unidades, além de infiltrações e afundamentos de piso.