O Senador Alvaro Dias recebeu a secretária de cultura do município de Londrina, Solange Batigliana, durante visita ao seu gabinete nesta terça-feira (08/09), para debater assuntos referentes à preservação do patrimônio histórico da cidade.

A polêmica envolvendo a possível transferência da locomotiva a vapor modelo Baldwin 480 fabricada em 1910 nos EUA e da manobreira La Meuse 101 fabricada na Bélgica, para a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, atendendo a determinação da superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Paraná, tem mobilizado autoridades políticas, a Universidade Estadual de Londrina, representantes do Museu Histórico de Londrina, e diversas entidades da sociedade organizada da cidade que desejam a preservação do patrimônio histórico local e a manutenção das importantes peças no Museu Histórico de Londrina. O Senador Alvaro Dias enviou ofício à presidência do IPHAN no dia 25/08/2015 solicitando que as locomotivas permaneçam na cidade, e comprometeu-se a continuar empenhado junto às autoridades federais para que a memória histórica de Londrina seja preservada na cidade.

Durante a audiência, Alvaro Dias e Solange Batigliana discutiram também a campanha de revitalização do Museu de Artes de Londrina, cujo prédio, projetado pelo arquiteto Vilanova Artigas teve suas instalações tombadas como primeiro prédio da arquitetura moderna do Estado do Paraná. A campanha, coordenada por Elenice Dequêch e Beatriz Campinha Garcia Cid também conta com apoio incondicional do Senador Alvaro Dias.