O senador Alvaro Dias apresentou, na sessão plenária desta terça-feira (1º/12), requerimento propondo um Voto de Aplauso do Senado Federal à diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, Ety Cristina Forte. A homenagem foi oferecida pelo senador como reconhecimento pelo magnífico trabalho realizado por Ety Cristina em prol das crianças e adolescentes do Paraná, e pelos relevantes serviços prestados em defesa do direito à vida, especialmente à causa da saúde infanto-juvenil.

“A exitosa trajetória de Ety Cristina Forte pode ser traduzida na busca incansável pela ampliação dos direitos das crianças e adolescentes notadamente à educação. É uma defensora aguerrida em defesa do direito à vida, à educação e à saúde de milhares de meninos e meninas. Em paralelo com suas obrigações familiares, Ety direcionou seu itinerário terreno às ações sociais transformadoras com o objetivo de oferecer um futuro mais promissor para crianças do Paraná e do Brasil. Sua vocação foi forjada no seu nascedouro. Sua mãe, Ety Gonçalves Forte, é voluntária desde a juventude e, há quase 50 anos, preside a Associação Hospitalar de Proteção à Infância Dr. Raul Carneiro, mantenedora do Complexo Pequeno Príncipe”, relatou o senador no Plenário.

A Diretora Executiva do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba, Ety Cristina Forte, foi condecorada neste ano de 2015 com a Ordem Nacional da Legião de Honra – Légion d’Honneur – maior comenda concedida pelo governo da França a cidadãos do mundo inteiro em reconhecimento a qualidades morais e cívicas. Ety é a primeira mulher paranaense a ser condecorada como cavaleira pelo governo francês, honraria que foi instituída em 1802 por Napoleão. Formada em arquitetura pela Universidade Federal do Paraná, MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em Professional Fundraising pela Boston University, Ety Cristina optou por se dedicar às atividades do Hospital Pequeno Príncipe, no qual ingressou há 17 anos como assessora de Relações Institucionais, sem falar de sua atuação como voluntária em inúmeros outros projetos.

Como informou o senador Alvaro Dias, ao fazer a leitura do Voto de Aplauso na Tribuna, atualmente Ety Cristina divide a jornada de trabalho entre a direção executiva do Hospital – que é a maior unidade exclusivamente pediátrica do País, especializada em atendimentos de alta e média complexidade – e a direção-geral do Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe, cujo padrinho é o “rei do futebol” Pelé. O Complexo é formado, ainda, pelas Faculdades Pequeno Príncipe, que oferece cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado na área da saúde.