O senador Alvaro Dias criticou no Plenário a decisão do governo Dilma de aumentar impostos e recriar a CPMF, com o envio, ao Congresso, de PEC para que o tributo passe a valer a partir do ano que vem. O senador alertou para o fato de que a recriação do tributo preocupa a população e não vai ajudar o país. Alvaro Dias explicou que, ao tomar um cafezinho, o brasileiro paga de 16,5% de impostos sobre o preço do pó do café; 30,6% sobre o açúcar e 37,8% de taxas incidentes no preço da água. E o pior, segundo Alvaro Dias, é que o brasileiro paga muito imposto, mas recebe poucos benefícios.

Pesquisa do Instituto Brasileiro do Planejamento Tributário comprova isso, de acordo com o senador. É que entre as 30 nações avaliadas no estudo, o Brasil teve a menor taxa de retorno dos impostos em benefícios nas áreas de saúde, educação e segurança, por exemplo. O Brasil ficou atrás inclusive de Argentina e Uruguai. Alvaro Dias afirmou que o Congresso Nacional não aprovará a recriação da CPMF, proposta pelo governo. Se aprovada, isso pioraria ainda mais a situação do país, disse o senador.

“Como desejar recuperar o crescimento da economia aumentando impostos? Aumentar impostos é aumentar dificuldades das empresas, é aumentar dificuldades de toda a cadeia produtiva, é promover a inflação, é promover recessão e desemprego. Aumentar impostos compromete, portanto, a capacidade de recuperação da nossa economia”, disse o senador Alvaro Dias.

De acordo com Alvaro Dias, até a primeira quinzena do mês de setembro os brasileiros já haviam pago R$ 1,4 trilhão em impostos, valor que deve chegar a R$ 2 trilhões até o final do ano de 2016, o equivalente ao produto interno bruto da Suécia.