A população brasileira se pronunciou claramente ao invadir as ruas, e esta manifestação histórica convoca o Congresso à responsabilidade de decidir com urgência sobre os rumos do País. Esta foi a avaliação feita pelo senador Alvaro Dias, ao falar, na sessão plenária desta segunda-feira (14), sobre a mobilização popular ocorrida neste domingo, que, de acordo com a “Folha de S.Paulo”, foi a maior manifestação popular da história republicana no Brasil. Para Alvaro Dias, os mais de quatro milhões de brasileiros que ocuparam as ruas, embalados por uma causa histórica, colocam forte pressão sobre o Congresso Nacional para que seja superado o impasse do impeachment da presidente da República.

“A maioria esmagadora dos presentes na Avenida Paulista, em pesquisa DataFolha, revelou a sua preferência: 78,4% desejando eleições já, ou seja, preferindo que o Tribunal Superior Eleitoral promova a cassação da Presidente e do Vice-Presidente da República. Portanto, há uma convocação à agilidade, feita pelo povo do Brasil, ao tribunal eleitoral. O importante é verificar que o povo brasileiro discute política, vai às ruas protestar, leva seus sonhos e suas esperanças e exige mudança de um modelo político corrupto e incompetente que fracassou”, afirmou o senador.

Para o senador Alvaro Dias, as centenas de milhares de pessoas que se reuniram neste domingo Brasil afora desejam mudar para um Brasil novo. O senador destacou o apoio ao trabalho de instituições como o Ministério Público, a Polícia Federal e a Justiça Federal. Para Alvaro Dias, essas instituições, agora reabilitadas pela ação de combate duro à corrupção, oferecem a perspectiva de mudança real e a esperança de que podemos ter um País melhor.

“As homenagens a Sérgio Moro, como símbolo da nova justiça no País; as homenagens ao Ministério Público, como instituição independente, que, com ousadia, contribui para retirar debaixo do tapete toda a sujeira da corrupção acumulada nos últimos anos; as homenagens à Polícia Federal. Instituições reconstruídas agora sob os escombros provocados pelos escândalos de corrupção que atormentaram o Brasil nestes anos, com a banalização dela e, sobretudo, com a prevalência da impunidade”, afirmou.

Alvaro Dias destacou ainda que compareceu ao ato que aconteceu em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, e lá constatou que a expectativa da população é de que seja construída uma Nação onde corrupção e impunidade não sejam a regra, como acontece atualmente. “A corrupção tornou-se suprapartidária. Alcançou a alma dos partidos políticos, que, no dizer de investigadores, procuradores, transformaram-se, alguns, em lavanderia do dinheiro sujo. Transformaram-se em organizações criminosas que devem ser dizimadas na mudança, que é exigência da sociedade brasileira. Isso significa uma mudança de comportamento do cidadão”, concluiu o senador paranaense.