Título de Cidadão Baiano concedido ao senador Alvaro Dias

0
1068

A Assembleia Legislativa da Bahia concedeu, em sessão especial realizada no plenário da casa, na última sexta-feira (18), em Salvador, o título de Cidadão Baiano ao senador Alvaro Dias, líder do Podemos no Senado. De autoria do deputado estadual Marcell Moraes (PV), a homenagem é o reconhecimento do Legislativo baiano aos serviços prestados pelo parlamentar em benefício dos cidadãos brasileiros no decorrer de sua longa carreira política.

Ao receber o Título de Cidadão Baiano, Alvaro Dias destacou, em seu pronunciamento, as pouco conhecidas relações históricas entre os estados da Bahia e do Paraná. “Quando o Paraná ainda era a quinta comarca de São Paulo foram especialmente os baianos que promoveram a autonomia política de nosso Estado, em 1853”, afirmou o senador, na sessão aberta pelo presidente da Assembleia, deputado Angelo Coronel (PSD).

De acordo com o que relatou o senador Alvaro Dias, a estreita relação entre os dois estados não parou por aí. Segundo ele, o primeiro governador da então província do Paraná foi o baiano Zacarias de Góes e Vasconcellos (1815-1877). E depois de Zacarias, acrescentou o senador, diversos outros baianos governaram o Paraná, entre os quais Francisco Liberato de Mattos, Galvão de Queiroz, Antônio Luís Afonso de Carvalho, Rodrigo de Oliveira Menezes e Sancho de Barros.

Alvaro Dias citou ainda dois outros baianos que tiveram fundamental importância para o desenvolvimento do Estado do Sul do País: os irmãos Antônio e André Rebouças, responsáveis pelos estudos e soluções técnicas que viabilizaram a construção da estrada de ferro que liga Paranaguá a Curitiba. “Na época, se considerava impossível a transposição da Serra do Mar, mas os engenheiros baianos projetaram pontes, túneis que até hoje garantem o transporte das riquezas do Paraná ao Porto do Paranaguá”, afirmou.

Espelho para novas gerações

A solenidade na Assembleia Legislativa da Bahia contou com a presença do deputado federal Uldurico Júnior (PV/BA), do deputado federal Bacelar (Podemos/BA), da vereadora Marcelle Moraes (PV), dentre diversas outras autoridades. A homenagem ao senador paranaense foi proposta pelo deputado Marcel Moraes (PV), que, ao abrir a sessão especial, justificou: “Nesses 50 anos de vida pública de Alvaro Dias, nunca ouvimos falar nada que manche a imagem desse político, que já foi deputado estadual, deputado federal, governador e está no quarto mandato como senador”, afirmou Moraes, para quem Alvaro Dias “é um espelho para as novas gerações de políticos”.

Além de falar do passado, o senador Alvaro Dias também mirou o futuro em seu discurso na Assembleia. “Estamos refletindo sobre a importância de superarmos as barreiras e fronteiras que colocam à nossa frente nesse momento de construção de uma grande nação”. Para o senador, é “preciso que baianos, paranaenses e brasileiros de uma forma geral para destruir as diferenças e construir a nação que todos queremos”.

No seu discurso, Alvaro Dias admitiu ainda que o Brasil vive hoje um momento de descrença na política e nos políticos. “Vivemos um tempo sem precedentes, mas vamos sair deles com instituições mais sólidas e respeitadas”, acredita o senador, lembrando o ano de 2013 quando a população foi às ruas clamar por um novo país. “O anseio de mudança chegou ao Ministério Público, a Polícia Federal, a Justiça Federal. Não chegou ainda ao mundo político, mas isso mudará pela vontade irreversível das pessoas de construírem uma grande nação brasileira”.

O senador também lembrou os mais de dez milhões de desempregados existentes hoje no Brasil. “Precisamos vislumbrar o sofrimento dos pais de família que batem de porta em porta na busca do emprego, não encontram e, ao chegar em casa, constatam que não têm como pagar as contas do mês. Mas os brasileiros não aceitam o fracasso e querem percorrer os caminhos difíceis do progresso e do desenvolvimento de nosso país”. Para isso, concluiu ele, é preciso acabar com a incompetência e corrupção dos governantes que voltam as costas para o povo que o elegeram”.

O presidente Estadual do Podemos na Bahia, Bacelar, falou sobre o título de Cidadão Baiano, concedido ao senador Alvaro Dias: “Aumenta a responsabilidade desse homem público que tem uma vida ilibada, limpa, com muita competência, mais de 50 anos na vida pública, sem nada que manche a sua trajetória. O melhor governador da história do Paraná, senador há quatro mandatos, e que trás uma boa proposta para o Brasil”.

Reformas e situação do País

Durante sua estada em Salvador, o senador Alvaro Dias concedeu entrevista a diversos jornais, rádios, TVs e veículos de imprensa da Bahia. Nas entrevistas, o senador comentou sobre a proposta de reforma política em votação no Congresso, que prevê, entre outras mudanças, a adoção do modelo do Distritão e a criação de um fundo eleitoral de R$ 3,6 bilhões para financiar campanhas.

“Sou contra esse fundo eleitoral. O distritão tem seus pontos negativos e positivos, mais é algo provisório, só para próxima eleição. O mal de tudo isso é a criação desse fundo eleitoral, o povo brasileiro não aceita isso, é uma indignidade você querer colocar, tanto dinheiro nos cofres de alguns partidos que são organizações criminosas, por isso o nosso combate a essa iniciativa”, finalizou.

O senador Alvaro Dias também fez uma avaliação do quadro político nacional e foi bastante franco. “Alguns que se dizem não políticos foram os que se locupletaram dela”, disse. E ainda aproveitou para lembrar um pouco de sua trajetória política. “Eu combatia só. Muitas vezes me sentia só. Certa vez encarei o ministro Mantega e lhe disse: sei que está tudo dominado, mas vou seguir fiel aos meus ideais”.

Sem fazer alusão a qualquer eventual concorrente na corrida sucessória, Alvaro Dias, nas diversas entrevistas que concedeu, também fez uma espécie de alerta ao eleitor. “É preciso convencer o eleitor que existe salvação na ética, trabalhando com experiência e responsabilidade”. E ao final, o líder do Podemos deixou uma mensagem importante para os brasileiros que apostam no agronegócio e vivem do campo. “Os últimos governantes do Brasil, pode ver, um a um, são urbanos. Eu nasci no campo, sou sincero, valorizo o agronegócio”.