Projeto de Alvaro Dias suspende, até agosto, cobrança de consignados ou financiamentos

164
6501

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei que suspende, por seis meses, descontos em folha de pagamento referentes a pagamentos de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil concedidos por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil.

A proposta prevê que a suspensão ocorra entre março e agosto deste ano. O líder do Podemos argumenta que, em meio à crise pandêmica do coronavírus, é essencial ter “dinheiro em circulação”. Ele explica que os empréstimos consignados, por exemplo, representam operações de risco quase zero para as instituições financeiras.

“Suspender temporariamente esses pagamentos garantirá mais renda disponível para o consumo e até para a ajuda desses trabalhadores, que têm empregos mais seguros, a seus familiares e amigos, refletindo positivamente na dinâmica econômica”, destaca o senador.

Alvaro Dias assinala que a proposta se alinha às demais anunciadas pelo governo, no sentido de aumentar a liquidez do sistema e amenizar efeitos sobre a renda das famílias, de modo a reduzir o impacto da crise econômica.

O parlamentar ressalva, contudo, que o objetivo do projeto não é isentar do pagamento. Mas, sim, postergar as parcelas com vencimento no período determinado, para que sejam acrescidas após a última parcela do que já fora acordado. Não haveria qualquer acréscimo de penalidade, além dos juros pela taxa Selic.

164 COMENTÁRIOS

  1. Senador mais projeto ainda? Isso tem que ser votado em regime de emergência assim como cobrança de pedágios, cartões de crédito e as mordomias dos políticos e magistrados do Pais ?

  2. Boa noite Sr. Senador!
    A sua proposta será de grande importância nesse momento tão difícil que nós, pensionistas das Forças Armadas, estamos sofrendo com esses consignados e com uma lei criada pelo atual governo para descontar da nossa pensão de 9,5 a 12 por cento para a previdência.
    Agora como? Se já somos pensionistas.
    Por favor, nos ajuda!

  3. Nós pensionistas e inativos das forças armadas brasileiras, viemos pedir aos senhores deputados e senadores, que nesse momento da pandemia por COVID-19, por motivos de força maior, a suspensão por 90 dias ou enquanto durar a pandemia, do desconto previdenciário, que nos foi imposto pela lei 13.954 de16/12/2019 ; bem como a suspensão dos empréstimos consignados, com desconto em folha contraídos por esses servidores públicos federais e pensionistas , junto a instituições financeiras ( bancos ou financeiras) ; pedimos ainda , que as parcelas que ficar em aberto durante esse período, deverão ser acrescidas ao final do contrato e/ou diluídas ao longo das demais parcelas, sem incidência de juros ou multas. Certos da sua compreensão, contamos com os senhores.

  4. Parabéns… Quê Deus ilumine a mente dos outros senadores e deputados, e esse excelente projeto venha ser aprovado… obrigado senador Álvaro Dias.

  5. Seria maravilhoso de isso acontecesse mais com o radicalismo dessa governadora acho muito difícil de acontecer, devia pelo menos pagar uma folha em atraso dezembro de 2018 já desligava muito o trabalhador, mais nem isso ela fala ela só pensa em se própria

  6. Seria maravilhoso de isso acontecesse mais com o radicalismo dessa governadora acho muito difícil de acontecer, devia pelo menos pagar uma folha em atraso dezembro de 2018 já desafogava muito o trabalhador, mais nem isso ela fala ela só pensa em se própria. Mais vêem. Política por aí , e onde ela vai receber o troco

  7. Acho muito proposital e concordo com o nobre Senador Álvaro Dias! O projeto e uma ajuda que muitos serão os s beneficiados…parentes e vizinhos,amigos! Desde já fico muito agradecido!

  8. De nada adianta se não prosperar. Já vi muitos aproveitarem situações idênticas, aproveitam a fragilidade da população para se projetarem.

  9. Bom dia e muito bonito o discurso duvido esse seu projeto passar ainda mais e com.maia e acolumbre no poder
    Esse projeto vai ser igual ao corte dos salários e também fundo partidário Que naonpassaram
    Aí vc querer o que

  10. Bom dia! Esse projeto que suspende o desconto dos consignados até agosto, já foi aprovado? Está valendo? Como devemos proceder com relação aos bancos, cooperativas com relação a isso? É automático, ou devemos cobrar das instituições financeiras para que deixe de haver o desconto?

  11. Desde já quero dizer que está proposta de postergar para agosto os desconto de consignado iria muito ajudar neste momento de crise. Parabéns senador Álvaro dias

Comments are closed.