Projeto de Alvaro Dias suspende, até agosto, cobrança de consignados ou financiamentos

164
6498

O senador Alvaro Dias apresentou projeto de lei que suspende, por seis meses, descontos em folha de pagamento referentes a pagamentos de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil concedidos por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil.

A proposta prevê que a suspensão ocorra entre março e agosto deste ano. O líder do Podemos argumenta que, em meio à crise pandêmica do coronavírus, é essencial ter “dinheiro em circulação”. Ele explica que os empréstimos consignados, por exemplo, representam operações de risco quase zero para as instituições financeiras.

“Suspender temporariamente esses pagamentos garantirá mais renda disponível para o consumo e até para a ajuda desses trabalhadores, que têm empregos mais seguros, a seus familiares e amigos, refletindo positivamente na dinâmica econômica”, destaca o senador.

Alvaro Dias assinala que a proposta se alinha às demais anunciadas pelo governo, no sentido de aumentar a liquidez do sistema e amenizar efeitos sobre a renda das famílias, de modo a reduzir o impacto da crise econômica.

O parlamentar ressalva, contudo, que o objetivo do projeto não é isentar do pagamento. Mas, sim, postergar as parcelas com vencimento no período determinado, para que sejam acrescidas após a última parcela do que já fora acordado. Não haveria qualquer acréscimo de penalidade, além dos juros pela taxa Selic.

164 COMENTÁRIOS

  1. Exmo. Senador Alvaro Dias, sou adimirador seu, em virtude de como o Sr. Trata a coisa Pública, procurando agir sempre de maneira correta e com transparência. É louvável sua atitude em fazer esse Projeto de Lei postergando pagamento de empréstimos, financiamentos, consignados em folha e outros, que irão beneficiar muita gente e empresas, principalmente os pequenos. É de grande valia sua atitude, se esse Congresso tivesse pelo menos metade dos parlamentares com esse calibre, esse país seria outro. Valeu.

  2. Eu estou falando isso à TEMPOS. Tem que ser promulgada teremos dinheiro por um tempo. E os Bancos e financeiras, não perderiam nada, pelo contrário, ajudaria os mais necessitados. Muito Bem Senador.

  3. Esperamos que seja verdade, pois se trata de um político de primeira linha. Estamos necessitados dessa ajuda. Que Deus ilumine esse Senador pra que batalhe por essa ajuda. Obrigado

  4. Pois é, enquanto uns poucos idiotas pensam em diminuir salarios de servidores tem um sensato e consciente SENADOR com uma proposta descente, nescessaria e oportuna. Os Servidores, na sua maioria, estão com seus salários sempre comprometidos com emprestimos consignados não sobrando quase nada a cada mês, com essa medida vai haver um alívio pra muita gente nesse período difícil. Parabens Senador!!!

  5. Todo o funcionalismo público, federal, estadual e municipal, somados, certamente com essa lei, injetaria bilhões de reais na economia. Bancos e financeiras ao longo dos anos acumulam fortunas com os consignados e nada mais justo contribuirem com o “esforço de guerra” que a nação e seu povo estão fazendo. Que se protele esses 6 meses para o final do contrato. Parabéns Senador Álvaro Dias. Que os maquiavélicos Alcolumbre e Maia não engavetem esse Projeto de Lei.

  6. Álvaro Dias, um exemplo de político, com visão muito além do seu tempo, sempre cirúrgico em seus pensamentos e decisões voltadas para o povo em sentido amplo, ideias que vão atingir de cheio a sociedade como um todo.
    É observado pela nação; neste interim vê-se que pela força de vontade que as ideias que norteiam seus pensamentos, é proteger toda a humanidade.

  7. Sempre tive o Senador em alta conceito e sempre lutou pelo povo, mas acho muito difícil este projeto ser aprovado pois estaria mechendo no bolso dos poderosos banqueiros e isso os congressistas não irão permitir. Espero que o senhor tenha êxito.

  8. Obrigado senador, até que fim, só o senhor, olha a situação dos funcionário público federal, eu sou Paraibano, mais infelizmente os senadores da PB, não estão nem aí, são 3 zero a esquerda, só pensa neles, quem bota tira!!!

  9. Boa tarde.
    Senador Álvaro Dias, espero que junto será contemplado os consignados dos aposentados, pois se não podemos trabalhar, seria de extrema importância neste momento a suspensão dos descontos. Sem acréscimo de juros por favor. Pq somente da aposentadoria não conseguimos viver. Desde ja agradeço.

  10. Senador Alvaro Días, também poderia ser posto em pauta os empréstimos consignados para funcionarios públicos com idade limite a 96 anos como é praticado para aposentados e pensionistas do INSS.

Comments are closed.