O senador Alvaro Dias defendeu, esta quinta-feira (28/04), a ida de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) ao Senado para debater um novo modelo de escolha de integrantes de cortes superiores e a fixação de tempo de mandato dos mesmos.

“Acho importante vinda de ministros do Supremo para debater, no Senado, no sentido de construir, produzir, em que pese o fato de problemas muito graves estarem afetando a vida nacional”, afirmou. Para Alvaro Dias, a raiz de muitos problemas está relacionada ao modelo de escolha dos ministros STF ou de tribunais superiores, além do Procurador-Geral da República.

“Esse modelo da indicação política, do apadrinhamento político, leva à suspeição permanente. Por isso a nossa proposta é de mudança radical deste modelo de escolha de integrantes de tribunais superiores. Queremos que a meritocracia substitua a indicação política”, disse o líder do Podemos no Senado.

Alvaro Dias ressaltou ainda que é importante a fixação de um tempo de mandato dos ministros. “O mandato não pode ser eterno”, assinalou. De acordo com o senador, estas mudanças eliminariam o peso da suspeição sobre os tribunais superiores, especialmente quando no caso de julgamentos que envolvam um agente público, como um político, por exemplo.