O senador e candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos), atento às necessidades do trabalhador do campo, foi o responsável pela implementação do projeto Paraná Rural durante seu mandato como governador do estado. O programa incentiva o plantio direto, a preservação e recuperação ambiental e o manejo integrado do solo e das águas. No total, o programa continha 45 práticas agrícolas para aumentar a produtividade. O sucesso da proposta foi tão grande que o projeto se tornou referência dentro e fora do Brasil.
Enquanto senador, Alvaro Dias não se esqueceu de beneficiar o produtor rural. Entre os projetos de sua autoria no Senado estão o que permite o alongamento das dívidas aos fazendeiros, garantindo a continuidade da produção, e o que garante acesso dos agricultores às tecnologias desenvolvidas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
“O mundo vai ter que produzir muito mais. Até 2050, 60% a mais do que produz hoje e 40% terá que sair do Brasil. Os olhos dos governantes devem se voltar para o campo de onde vem a força para o nosso desenvolvimento. Do campo vem a força que alavancará o desenvolvimento do nosso país”, afirmou o senador em suas redes sociais ao abordar o assunto.