A queda da economia brasileira no ano de 2014, com a possibilidade de ter crescimento zero do PIB, está puxando a América do Sul para baixo, e há a perspectiva de que a região tenha o pior resultado comercial do mundo neste ano e no próximo. O alerta foi feito nesta terça-feira (23) pela Organização Mundial do Comércio (OMC), entidade internacional presidida pelo brasileiro Roberto Azevedo. Segundo a OMC, com a desaceleração dos mercados emergentes, a previsão para a região sulamericana é de um crescimento das exportações de apenas 0,4% em 2014, número muito distante dos 6,6% em 2011.

De acordo com reportagem do jornal “Estado de S.Paulo”, para 2015, a previsão feita em abril era de uma expansão do comércio de 5,3%. Mas, hoje, o crescimento previsto para o próximo ano é de apenas 4%. “A redução vem em resposta ao crescimento do PIB abaixo do esperado e uma demanda de importação em queda no primeiro semestre de 2014, em particular em recursos naturais exportados por regiões como a América do Sul e América Central”, indicou o comunicado da OMC.

Para a região latino-americana, a previsão é de um crescimento das exportações de apenas 0,4% em 2014, distante dos 6,6% em 2011. A taxa é a mais baixa entre todos os continentes. Para 2015, a previsão é de um crescimento de 3,2%. Mas abaixo da média de todas as demais regiões. Mas a queda também se reflete nas importações da região. A América Latina sofrerá uma contração de 0,7% em suas compras do mundo no ano, o pior resultado.

Leia mais no site do “Estadão”.