Em entrevista à rádio Poema Fm 104,1 de Pitanga, Alvaro Dias, candidato ao Senado pelo Paraná, citou a importância que teve o Sistema Único de Saúde (SUS) durante o período de pandemia e afirmou que se não fosse esse serviço, haveriam muito mais mortes pelo vírus.
“É um Sistema Único de Saúde fundamental para o atendimento do povo brasileiro. Não fosse o SUS, certamente a pandemia teria sido ainda mais perversa para nossa gente. Valorizamos as enfermeiras, os médicos, a enfermagem e todos aqueles que contribuíram para reduzir o sofrimento das pessoas”, declarou Dias.
Ainda sobre o sistema de saúde brasileiro, o parlamentar critica a tabela do SUS e diz que é preciso atualizá-la logo, pois é patética. “Um hospital filantrópico atende 95% de SUS, uma consulta médica é R$10, uma cirurgia chega a ser R$40, isso é patético, um escárnio! Então é preciso atualizar a tabela do SUS porque a saúde do povo é a suprema lei!”, disse.
A Tabela de Procedimentos do SUS é um detalhamento de todos os serviços ambulatoriais e hospitalares contratados a prestadores privados e filantrópicos com o seu respectivo valor de pagamento pela União. O valor pode ser complementado por estados e municípios.
Segundo cálculos do Ministério da Saúde, a tabela do SUS acumulou, entre 1994 e 2002, uma defasagem de 110%. A tabela não é reajustada há 17 anos. Os recursos repassados pelo governo para custear procedimentos hospitalares de média e alta complexidade, além da atenção básica de saúde, estão defasados segundo o candidato.