O senador Alvaro Dias apresentou, nesta terça-feira (29/10), requerimento de Voto de Pesar pelo falecimento da professora Maria Cristina Hellmeister de Abreu, mãe da presidente do Podemos, deputada Renata Abreu. Maria Cristina, paulistana nascida em 18/01/1952, faleceu no último sábado (26/10), e para o senador, deixou um legado de altivez e competência em tudo que realizou.

“Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do falecimento de Maria Cristina, mãe da nossa querida deputada Renata Abreu. Acompanhei com atenção o preocupante quadro de saúde sempre invocando a reversão e intercessão divina. A lacuna deixada pelo falecimento de Maria Cristina é incomensurável e nos entristece vê-la partir tão cedo. Nos seus 67 anos de existência, Cristina, uma mulher exemplar, edificou e deixou um legado de altivez e competência. Por tudo isso, Maria Cristina se faz merecedora desta homenagem do Senado da República”, afirmou o Líder do Podemos, Alvaro Dias.

No Voto de Pesar que apresentou, o senador Alvaro Dias lembrou que Maria Cristina fundou ao lado do marido, José de Abreu, o Centro de Tradições Nordestinas de São Paulo (CTN), entidade voltada ao fortalecimento da cultura dessa região na capital paulista. Ela também presidiu o Podemos Mulher e foi secretária municipal de Promoção Social da cidade de Itaquaquecetuba (SP).

Maria Cristina também criou o programa “Corrente de Fé” na Rádio Atual. Na grade de programação da rádio, ela se destacou pela transmissão das mensagens de fé do Frei Damião de Bozzano, frade italiano radicado no Brasil que se hospedou na casa da família Abreu quando foi a São Paulo na busca de tratamento médico. Já na TV Comunitária, Maria Cristina foi responsável pelo programa “Nordeste Atual”, importante difusor da cultura nordestina no Estado de São Paulo.