Brasileiros que residem ou visitam a Flórida, nos Estados Unidos, contarão agora com assistência consular em Orlando. Reivindicação antiga da comunidade brasileira, a demanda pela criação de um consulado na região foi apresentada pelo senador Alvaro Dias, em 2019, ao ministro das Relações Exteriores e à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado.

Na ocasião, Alvaro Dias também entregou ao Ministério das Relações Exteriores um abaixo-assinado com cerca de 500 assinaturas de brasileiros que pediam a abertura de um consulado do Brasil em Orlando. No ofício, o parlamentar relatou as dificuldades vividas pelos brasileiros que residem na cidade, que precisam viajar 400 km até Miami, a fim de obter atendimento consular.

Na última quinta-feira (27/01), foi publicado no Diário Oficial da União o decreto presidencial criando o Vice-Consulado do Brasil em Orlando. O Vice-Consulado atenderá os brasileiros na região central da Flórida e mais ao norte do estado quanto à emissão de passaportes, atos notarias e outros documentos, bem como prestará assistência consular.

Em 1997, chegou a ser criado um consulado na cidade da Flórida. Porém, a representação nunca foi aberta de modo permanente, funcionando apenas como um consulado itinerante. Em 2019, último ano pré-pandemia, cerca de 850 mil brasileiros viajaram a Orlando.

Os documentos entregues por Alvaro Dias destacavam que a medida representaria um grande benefício para os brasileiros residentes e visitantes do estado. “A ausência de uma repartição consular em Orlando é motivo de queixas em todas as esferas locais. Atualmente os brasileiros em situação de emergência são amparados por igrejas e associações, conforme testemunho que colhi junto às lideranças religiosas com as quais me reuni”, afirmou Alvaro Dias.

O parlamentar explicou que o consulado brasileiro de Miami atende à Flórida inteira. “O deslocamento até àquela repartição consular é de quatro horas de viagem e o custo entre pedágio, combustível, estacionamento e alimentação é de aproximadamente US$ 200 dólares. Se houver necessidade de pernoite esse valor pode quase duplicar”, apontou Alvaro Dias. 

Segundo ele, os residentes na Flórida Central são “submetidos ao inconveniente de perder um ou dois dias de trabalho, escola ou atividade empresarial para viajar até Miami, para resolverem suas pendências”. “O inconveniente não é apenas dos brasileiros que moram em Orlando, mas em outras cidades ainda mais distantes. Não há escolha, a não ser procurar atendimento fora”, ressaltou o senador. 

Desde 2007, é expressivo o aumento do afluxo de visitantes e novos residentes vindos do Brasil. Segundo o site Statista, a expectativa é de 1,84 milhão de brasileiros em 2022, sendo que esse destino é concentrado em 55% no Estado da Flórida e, mais especificamente, 35% em Orlando.

Confira os ofícios apresentados pelo senador Alvaro Dias em 2019:

2019.09.16 – Memo 022 – CRE – Orlando_as

2019.09.16 – 025 – Ministro Relações Exteriores – Orlando_as