Entre os trabalhos desenvolvidos no Senado Federal, o candidato à reeleição Alvaro Dias (Podemos) foi relator da Comissão de Educação, Cultura e Esporte durante a análise do Plano Nacional de Educação (PNE), em 2013. O cargo o permitiu apresentar 103 emendas ao projeto, das quais 54 foram aprovadas. O PNE determina diretrizes, metas e estratégias para a política educacional no período de dez anos.

Esta não foi a única ocasião em que Alvaro Dias mostrou-se a favor de melhorias do setor do ensino. Enquanto governador, ele foi o responsável por tornar gratuito o ensino superior no Paraná. Já como senador destinou verbas para a educação do estado diversas vezes. A mais recente foi ainda em 2022, quando votou a favor do projeto de resolução que libera mais de US$ 90 milhões para o Ensino Médio no estado.

Alvaro reforça que continuará a ter a educação como foco de um projeto estratégico de desenvolvimento para o país. “Para mim a educação é prioridade, e para que todos tenham acesso a ela, é preciso oferecer ensino gratuito”, afirma o parlamentar.